Translate
quarta-feira, 3 de abril de 2013
O que os pés dizem sobre o seu estado de saúde?
Examinar os seus pés, pode ser indicativo sobre o seu estado de saúde.
Juntos, eles contêm um quarto do seus ossos do corpo, e cada um tem 33 articulações, 100 tendões, músculos, ligamentos, nervos e inúmeros vasos sanguíneos ligados ao coração, medula e cérebro.
Deixar um problema se instalar nos seus pés pode ter consequências inesperadas. Por exemplo, pode ganhar peso porque anda menos, ou causar dor porque você adota uma postura que não é natural. Também pode aumentar o risco de quedas e fraturas.
Devemos levar a sério os seguintes sinais:
Pés doloridos
Não me refiro à dor causada pelo cansaço de caminhar a pé 100 km :). Não, pelo contrário, falo do sedentarismo. Isso sim, provoca dores (muitas vezes cronicas, repetitivas) nos pés.
Porque os pés possuem muitos ossos pequenos, podemos sem nos aperceber ter fraturas no pés devido à fadiga. Estas fraturas "discretas" podem apenas ser descobertas vários meses depois! Uma pessoa estoica, apesar da dor, é capaz de andar com um osso fraturado.
Se este tipo de fratura ocorre com frequência, é um sinal de um declínio na densidade óssea (osteopenia). Este é um problema comum entre mulheres com mais de 50 anos.
Noutros casos, estas fraturas repetidas são sinonimo de uma deficiência de vitamina D, um problema de absorção de cálcio, ou até mesmo de anorexia.
Perda de pelos nos dedos do pé
Normalmente eles caiem quando existe má circulação, e muitas vezes resulta de doença vascular. Neste caso, a arterioesclerose (endurecimento das artérias) impede o coração de irrigar as extremidades adequadamente. O corpo concentra os seus esforços de irrigação nos órgãos vitais. Aqui você entende : Os pelos dos pés, não são prioridade.
Outros sinais que denominam a má circulação nos pés:
Tente sentir o pulso na parte superior do seu pé, vai perceber que não sente nada. A tonalidade do pé costuma ser vermelha e brilhante. Assim que se levanta e mete o peso do corpo sobre os pés eles ficam com uma tonalidade branca. Na maioria das vezes, as pessoas já sabem que têm a doença cardiovascular (artéria carótida, doença cardíaca), mas não ficam atentas a estes efeitos.
Pele seca que descama
Mesmo que a pele das mãos e rosto seja perfeita, não negligencie a pele dos pés.
Fungos e infeções fúngicas são "privilégio" de campeões olímpicos.
Uma pele seca e irritada pode dar origem a bolhas. Estas, quando eclatam, dão origem à descamação da pele podendo espalhar-se pelos restantes dedos dos pés e posteriormente pelo resto do corpo.
As unhas dos pés curvados como uma colher
Esta deformação específica das unhas revela, muitas vezes, uma grave deficiência de ferro (anemia). A consequência desta falta de ferro é a de o sangue conter pouca hemoglobina (uma proteína rica em ferro que transporta o oxigénio através do corpo). No caso de hemorragia interna (por exemplo, úlceras), ou durante a menstruação intensa, a falta de ferro agrava-se.
Se você é anémica, vai notar que os seus pés estão muitas vezes frios, as unhas dos pés e das mãos podem ficarão frágeis e particularmente pálidas. A anemia é (em muitos casos) acompanhada de tonturas, dor de cabeça, fadiga severa e falta de ar.
Analisando a causa da anemia poderá alterar a sua dieta, cura de ferro e vitamina C sob a forma de suplementos dietéticos. Note-se que a vitamina C ajuda a fixar o ferro ao organismo.
Inchaço anormal nas extremidades dos dedos
Se o dedo do pé está anormalmente inchado, ao ponto de que as unhas começam a ter o aspeto de uma "lupa" ou de "baguetes", é sinal de doenças pulmonares, doenças do coração ou do trato gasto-intestinal (tais como a doença de Crohn, por exemplo).
Cãibras no pé
Contração violenta de um músculo.
Geralmente ocorre durante o exercício físico intenso ou quando se está desidratado.
Cãibras frequentes são sinonimo de falta potássio, cálcio ou magnésio. Nestes casos, coma mais legumes, beba água e antes de dormir, estique bem os pés.
Pés "congelados"
Acontece, sobretudo, nas mulheres que sofrem de "síndrome do pé frio" - para o desespero de seu cônjuge. Em mulheres com mais de 40 anos, os pés frios são associados a um problema de tiroide, a glândula que regula a temperatura e metabolismo do corpo. Também pode estar associado a má circulação sanguínea.
Existem medicamentos para problemas da tiroide. No entanto, o remédio mais eficaz para os pés frios é o cuidado de usar meias de lã.
Infelizmente, para os pés frios, parece que não há cura que eficaz e atraente :)).
Sapatos velhos
Atenção! Se os seus sapatos têm um bom par de anos, a sua saúde está em perigo.
Especialistas insistem em referir que os sapatos velhos já não fornecem o apoio necessário para os pés. Consequência: Dor no calcanhar, bolhas etc, etc, etc.
Estes problemas afetam principalmente as pessoas idosas que se agarram aos seus sapatos antigos "para sempre". Apesar de parecerem novos, têm falta de flexibilidade, apoio ou manutenção.
As unhas dos pés "engrossam" excessivamente
Se as suas unhas engrossaram e em seguida ficaram amarelas e feias, trata-se provavelmente de uma infeção fungica chamada onicomicose. Ele estabelecer-se e manter-se assim por vários anos sem nunca mudar a aparência e sem sentir dor. Numa etapa posterior, as unhas podem escurecer mais ainda e a ter mau odor. Nesta fase avançada, a infeção pode espalhar-se para as outras unhas dos pés e mãos.
As pessoas mais vulneráveis a este tipo de micoses são as que possuem candidíases, diabetes, doenças auto-imunes (artrite reumatoide, por exemplo) ou transtornos circulatórios.
O seu dedo grande do pé (Hálux) assume uma proporção preocupante?
Pense da gota! Esta doença tem consequências dolorosas e nefastas.
Imagine uma manhã em que acorda com dedo do pé quente. Inspeciona o pé e verifica que o dedo possui uma cor vermelha púrpura. Em três quartos dos casos, ela aparece assim, sem aviso prévio!
A gota é uma forma de artrite que resulta de um excesso de ácido úrico, uma substância natural. Em temperaturas baixas, o ácido úrico forma cristais que se depositam nas articulações. Sendo o dedo grande do pé a parte mais fria do corpo (por ser a mais distante do coração) é a região mais propícia à formação destes cristais. É por isso que a gota, inicialmente, ataca o Hálux.
Ughhhhhh! Que cheiro!
Mesmo que o cheiro possa parecer alarmante, raramente indica que algo está errado.
Cada pé tem 250 milhões de glândulas secretoras de suor. É por isso que os pés transpiram mais do que qualquer outra parte do corpo. Acrescente a isso, as meias e os sapatos que envolvem cuidados. No final, obterá um ambiente propício à propagação de bactérias.
Uma dica: escolha materiais naturais, tais como meias de algodão, trocadas diariamente. O couro e as solas dos sapatos drenam melhor a humidade do que os sintéticos.
Uma ferida que não cicatriza
É um sintoma de diabetes.
O aumento do açúcar no sangue induz a danos nas células nervosas do pé, perdendo assim a sensibilidade. Irritações, arranhões e danos no pé, podem passar despercebidos. Se não curar a ferida, ele pode infetar e até mesmo levar à amputação.
Se tem diabetes, certifique-se de inspecionar os pés todos os dias!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário