É uma molécula inteligente com múltiplas funções, funciona de modo seletivo, assim, atua somente quando e onde for necessário.
A melatonina é secretada pela glândula pineal que fica localiza no cérebro e sua produção é estimulada pela ausência de luz. Quando a retina regista sinais luminosos envia as informações para o núcleo supraquiasmático que as repassa para a medula espinal até chegar à glândula pineal, esse processo encerra a produção do hormonio.
A melatonina é naturalmente produzida pelo nosso organismo, mas o envelhecimento diminui a produção. Esse e outros fatores como distúrbios do sono, trabalhos em turnos, deficiência visual podem interferir na produção de melatonina e afetar a qualidade e o padrão de sono.
É absolutamente provado que a melatonina melhora a eficiência do nosso sistema imunitário aumentando as nossas defesas naturais protegendo-nos contra as doenças em geral (gripes, resfriados etc.) e, principalmente, contra doenças típicas do envelhecimento, como: cancro patologias cardiovasculares e auto-imunes.
Além disso, é uma substância que não possui contra-indicações e não apresenta nenhum tipo de efeito colateral.
Sem comentários:
Enviar um comentário